quarta-feira, 4 de novembro de 2009

PROGRAMAÇÃO DA TERCEIRA OFICINA DIDÁTICA DE 2009

PROJETO DE EXTENSÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL
DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA - INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS E COLÉGIO DE APLICAÇÃO / UFRJ
COORDENAÇÃO: MARIA NAÍSE DE O. PEIXOTO E VÂNIA NUNES MORGADO
DESENVOLVIMENTO DE OFICINAS DIDÁTICAS COM PROFESSORES DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE VOLTA REDONDA (RJ)
PROGRAMAÇÃO DA TERCEIRA OFICINA DIDÁTICA DE 2009
DATA: 05/11/2009
LOCAL: SECRETARIA DE EDUCAÇÃO - PMVR

Cronograma:

13:00-13:15h - 1º MOMENTO:
* Recepção, apresentação do planejamento, lista de presença.

13:15-15:00h - 2º MOMENTO:
* 1ª Atividade - Apresentação e discussão do exercício de regionalização efetuado pelos grupos/escolas, a partir da imagem do município.

* 2ª Atividade - Relato das atividades desenvolvidas / em andamento nas escolas, com o roteiro executado, e discussão de conceitos / conteúdo

15:00h-15:15h Pausa para o café

15:15-17:00h - 3º MOMENTO
* 3ª Atividade - Leitura e discussão do texto de Carlos Frederico Loureiro: Educar, participar e transformar em educação ambinetal (Revista brasileira de Educação Ambiental, nº 0, 2004); "mapeamento" de conceitos

* 4ª Atividade - Formatação do caderno de atividades com os professores das escolas Tocantins, Rubens Machado, Mato Grosso do Sul, Juarez Antunes e Hilton Rocha.
*

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

PROGRAMAÇÃO DO 1º TRABALHO DE CAMPO VINCULADO ÀS OFICINAS DIDÁTICAS

PROJETO DE EXTENSÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL
NEQUAT- NÚCLEO DE ESTUDOS DO QUATERNÁRIO & TECNÓGENO - INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS/UFRJ e COLÉGIO DE APLICAÇÃO/UFRJ
SME - SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO de VOLTA REDONDA (RJ)
COORDENAÇÃO: MARIA NAÍSE DE O. PEIXOTO e VÂNIA NUNES MORGADO / UFRJ
IRINÉA PEREIRA BRÍGIDA / SME-VR

DESENVOLVIMENTO DE OFICINAS COM PROFESSORES DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE VOLTA REDONDA (RJ)

PROGRAMAÇÃO DO 1º TRABALHO DE CAMPO VINCULADO ÀS OFICINAS DIDÁTICAS


DATA: 12/09/2009

Cronograma:

08:00-08:15h - Local: Auditório da Secretaria Municipal de Educação
· Recepção, apresentação do planejamento, lista de presença.

08:30-13:30h – Percurso nos bairros e localidades definidas pelo grupo.
· Obtenção de fotografias

13:30-14:30h - Almoço

14:30-16:30h - Local: Auditório da Secretaria Municipal de Educação
· Trabalho com as imagens obtidas pelos professores;
· Debate sobre o texto “O olho que observa: dez versões da mesma cena”, de Donald W. Meinig;
· Planejamento da atividade didática a ser realizada nas escolas Tocantins, Rubens Machado, Mato Grosso do Sul e Juarez Antunes.

16:30-17:00h – Avaliação e Encerramento

ATENÇÃO

1 - Recomenda-se que os professores usem trajes confortáveis e que protejam o corpo – calça comprida, blusa de malha ou tecido leve, tênis ou sapato fechado sem salto – e tragam proteção para sol (boné, protetor solar) e chuva (capa e/ou guarda-chuva).
2 - Trazer também máquina fotográfica e cabos para baixar arquivos digitais de fotos, tudo etiquetado com nome.
3 – Será fornecido almoço pela SME / VR
4 – Levar Pendrive

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

PROGRAMAÇÃO DA 1A. OFICINA DIDÁTICA DE 2009

PROGRAMAÇÃO DA 1A. OFICINA DIDÁTICA DE 2009
DATA: 03/09/2009LOCAL: SECRETARIA DE EDUCAÇÃO - PMVR

Cronograma:

13:00-13:15h - 1º MOMENTO:
· Recepção, apresentação do planejamento, lista de presença.

13:15-14:30h - 2º MOMENTO:
· 1ª Atividade – Fernando Reis e equipe/UFRJ: Percepção Ambiental e Educação.

14:30-15:00h - 3º MOMENTO:
· 2ª Atividade – Trabalhando a percepção ambiental nas imagens obtidas pelos professores no campus do Fundão/UFRJ.

15:00-15:15h - Pausa para o café

15:15-16:00h - 4º MOMENTO:
· 3ª Atividade - ORGANIZAÇÃO COLETIVA da atividade a ser realizada pelos professores com os alunos nas escolas Tocantins, Rubens Machado, Mato Grosso do Sul e Juarez Antunes.

16:00-16:30h - 4º MOMENTO:
· 4ª Atividade - DEBATE sobre o texto “O olho que observa: dez versões da mesma cena”, de Donald W. Meinig, e ORGANIZAÇÃO COLETIVA do Trabalho de Campo a ser realizado no dia 12 de setembro de 2009, em Volta Redonda.
16:30-17:00h - 5º MOMENTO:

· Avaliação da 1ª Oficina Didática.


Obs: É MUITO IMPORTANTE QUE OS PROFESSORES CONSIGAM CHEGAR NO HORÁRIO PROGRAMADO PARA A 1ª ATIVIDADE DA OFICINA, POIS O TRABALHO COM AS IMAGENS E AS DEMAIS ATIVIDADES DEPENDEM DESTA DISCUSSÃO INICIAL !!!

Texto Obrigatório: Clique Aqui

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

PROGRAMAÇÃO DA VISITA DOS PROFESSORES DE VOLTA REDONDA À UFRJ DATA: 13/08/2009

Cronograma:

9:00-9:30h - 1º. MOMENTO:
• Chegada e café da manhã;
• Recepção pela coordenação de curso, apresentação da programação, lista de presença e identificação.

9:30-11:00h - 2º. MOMENTO:
• Retomando a discussão sobre os projetos nas escolas. Participação especial: Prof. Ênio Serra (Faculdade de Educação/UFRJ).

11:00-12:00h - 3º. MOMENTO:
• Prof. Paulo Cesar da Costa Gomes (Depto. Geografia/UFRJ: Espaço e Cidadania

13:30-14:50h - 5º. MOMENTO:
• Patrícia (museóloga do Depto. de Geologia/UFRJ): Exposição e visita ao Museu da Geodiversidade. Participação especial da Profa. Cícera Neysi (Depto. Geologia/UFRJ).

15:00-15:30h - 6º. MOMENTO:
• Fechando o dia: Avaliação do dia e planejamento conjunto das Oficinas Didáticas de 2009/2.

Como chegar:



sexta-feira, 10 de julho de 2009

VI Fórum Brasileiro de Educação Ambiental

Vem aí o VI Fórum Brasileiro de Educação Ambiental, evento em âmbito nacional, promovido pela Rede Brasileira de Educação Ambiental (REBEA), coletivo que reúne mais de 40 redes de educação ambiental e educadores ambientais do país.

O evento acontecerá de 22 a 25 de julho deste ano no campus da Praia Vermelha, da UFRJ. O endereço da universidade é Avenida Pasteur, 250, no bairro da Urca, no Rio de Janeiro/RJ. O Coordenador do VI Fórum, o educador ambiental Declev Dib-Ferreira, estima a participação de mais de 4 mil participantes inscritos.

Acontecerão, durante os 4 dias, cerca de 100 minicursos e oficinas, 10 mesas-redondas, 20 Jornadas Temáticas, Encontros paralelos, lançamentos de livros, shows musicais, festival de vídeos, apresentação de pôsteres, lançamento de livros e o lançamento do número 4 da Revista Brasileira de Educação Ambiental.

Responsável pela organização da programação, construída coletivamente com os membros da REBEA e redes e coletivos parceiros, a educadora Jacqueline Guerreiro informa que este fórum terá algumas atrações inovadoras, como o VI Fórum Virtual, espaço onde se organizarão Fóruns de Discussão, o Espaço Ecumênico e o Espaço Semente com atividades educativas para crianças.

Ocorrerão encontros importantes como o Encontro Comunitário de Educação Ambiental, organizado pela Federação de Associações de Moradores e a Associação de Favelas do RJ, o Encontro das Salas Verdes, o Encontro de Coletivos Educadores e o Encontro dos representantes da sociedade civil nos Colegiados do SISNAMA. O Fórum também conta com o apoio da ABRACO – Associação Brasileira de Rádios Comunitárias que transmitirá ao vivo do Fórum para cerca de 100 rádios comunitárias.

O Fórum também se configurará como um espaço de diálogo entre a REBEA e demais redes ambientais, como a ANAMMA, a Rede Brasileira de Agendas 21 Locais, Rede da Juventude pelo Meio Ambiente, Rede de Justiça Ambiental, Rede Ecossocialista, Rede Brasileira de Informação Ambiental (REBIA), Rede de Educomunicação Ambiental (REBECA), Fórum Brasileiro de Ongs e Movimentos Sociais, APEDEMA-RJ.

Integrantes dos Colegiados Ambientais do SISNAMA, das Comissões Organizadores Estaduais da Conferência Nacional de Meio Ambiente e Conferência Infanto-Juvenil de Meio Ambiente estarão organizando atividades e educadores ambientais de Angola e da América Latina estarão presentes.

Estarão presentes ao VI Fórum a mãe e a filha de Chico Mendes: Ilzamar Gadelha Bezerra Mendes e Elenira Gadelha Bezerra Mendes, que farão uma exposição no Espaço Chico Mendes, no dia 23. A Xamã Anna Xara fará dinâmicas de grupo ao ar livre nos dias 23, 24 e 25, culminando com uma ciranda no dia 25, início do ano no calendário maia. O evento também contará com a presença de Giancarlo Summa, diretor do Centro de Informações da ONU.

Todos os informes, inscrições, valores, inscrição de trabalhos podem ser feitos no site do evento, que será muito mais que um espaço de divulgação de informação, mas um espaço interativo, de discussões, trocas e permanente construção em prol da qualidade da educação ambiental brasileira.

Programação

quarta-feira, 1 de julho de 2009

TERCEIRA OFICINA TEMÁTICA DE 2009

PROGRAMAÇÃO DA 3A. OFICINA TEMÁTICA DE 2009
DATA: 02/07/2009
LOCAL: SECRETARIA DE EDUCAÇÃO - PMVR

13:00-13:10h - 1º. MOMENTO:
• Apresentação do planejamento e abertura do debate (a lista de presença correrá na sala do encontro).

13:10-14:15h - 2º. MOMENTO:
• 1ª. Atividade - Debate online sobre a entrevista com Fernando Hernández. Mediadoras: Profa. Vânia Morgado (UFRJ) e Profa. Irinéa Pereira Brígida (SME/VR).

14:15-14:45h - 3º. MOMENTO:
• 2ª. Atividade - Escrita INDIVIDUAL de texto a partir do debate e das próprias reflexões

• 14:45-15:15h - Pausa para o Café

15:15-16:15h - 4º. MOMENTO:
• 3ª Atividade - DEBATE COLETIVO sobre questões levantadas (aberto online). Formulação de síntese das discussões efetuadas pelo grupo. Mediadora: Profa. Irinéa Pereira Brígida (SME/VR).

Obs: a ESCRITA INDIVIDUAL sobre as questões levantadas nesta atividade será enviada por cada professor para o email nequat.ufrj@gmail.com.

16:15-16:30h - 4º. MOMENTO:
• Discussão sobre o calendário inicial proposto para as Oficinas Didáticas.
• Verificação da possibilidade de um trabalho de campo em dia de sábado (das 8 às 18 horas).

16:30-17:00h - 5º. MOMENTO:
• Avaliação da 3ªOficina Temática (FICHAS INDIVIDUAIS).


Texto obrigatório: (clique no link e depois em "download now". Salve no seu PC e leia)

link

segunda-feira, 29 de junho de 2009

RELATÓRIO DA OFICINA REALIZADA NO DIA 04 DE JUNHO DE 2009

1o Momento:
No 1º Momento, houve a exposição da pauta da oficina, seguida pela atividade de construção da linha do tempo a partir do material trazido pelos professores (o material deveria conter memórias que se relacionassem com a história pessoal na cidade de Volta Redonda). O recorte temporal foi da década de 1940 até os dias atuais. Dentre os objetos expostos ressaltamos as fotografias, utensílios, documentos e um catálogo de fotos antigas; além de alguns relatos dos professores presentes.


2º Momento:
No 2º Momento, foi feito o desenvolvimento da linha do tempo, através de um paralelo com a história da Educação Ambiental no mundo e os principais acontecimentos no Brasil, traçados pela professora Andréa Sampaio. Os elementos apresentados pelo grupo foram: a) a construção da CSN / evolução da cidade de Volta Redonda / ações governamentais sobre a preservação ambiental como parques, reservas e fundações – FBCN (Fundação Brasileira para a Conservação da Natureza) / legislação ambiental; b) atividades realizadas nas escolas / a importância da presença de alguns professores na escola desde a sua fundação / a presença do sindicato na vida do profissional de educação / conferências e relatórios sobre o meio ambiente (Clube de Roma, 1972); c) produção familiar (filhos) / experiências na escola com projetos / transformação do espaço da cidade / legislação ambiental, conferências, protocolos (ex. protocolo de Kioto, ECO 92).
Obs: Os slides sobre o percurso histórico da questão ambiental no mundo, encontra-se em anexo.

3º Momento:
Apresentação do vídeo Ilha das Flores, de Jorge Furtado.


4º Momento:
Após o vídeo, foi feita uma leitura silenciosa pelo grupo sobre o texto: O Lixo e a Questão Ambiental, de Fábio Neves. A idéia foi relacionar aspectos (cenas) do filme com algumas questões levantadas no texto. No debate foram destacados os seguintes pontos a serem trabalhados na relação homem x lixo:

O lixo como alimento (fonte de sobrevivência).
O lixo como dejeto (despejado longe do alcance do homem).
“Pensar” o lixo – “o meu, o teu, o nosso” lixo.
Lixo real x pseudo lixo.
Repensar a utilidade do lixo.
O lixo como responsabilidade social.
A produção do lixo na sociedade capitalista.
Ações da sociedade civil (supermercados cobrando pelas sacolas plásticas (parcela da população não gostou, o dinheiro era re vertido para APAE)).
Alternativas de se utilizar o lixo – reciclagem (confeccionar bolsa ecológica).
Educação Ambiental (lixo nas ruas, lixo dos restaurantes, a questão das fraldas descartáveis).
O “olhar’ sobre as pessoas que trabalham com o lixo (garis – auxiliar de limpeza urbana)”.
Para onde vai o lixo.

5º Momento:
Foi iniciado o exercício de pensar na Rede do Lixo.

Tipos de lixo: domiciliar – industrial – comercial – hospitalar

Modelo de sociedade e modelo de gestão

Esferas que cuidam do lixo: município e sociedade civil

Município
Função: coletar, transportar, armazenar e cuidar do lixo produzido pela população.

Questões: serviços de coleta, limpeza pública, coleta seletiva, reciclagem, fiscalização e tratamento.

Sociedade Civil
Função: Quem produz o lixo?

Questões: relação homem – lixo, repensar o que consome, selecionar o lixo, contribuir/ fiscalizar as ações do Município.


6o Momento:
Ao final, foi feita a avaliação da oficina e lançadas sugestões para o próximo encontro:

• Pauta extensa – reduzir a quantidade de atividades desenvolvidas em cada oficina.

• Reforçar a idéia do caderno de atividades e diferenciar oficinas temáticas de oficinas didáticas.

• Boa interação do grupo com as atividades propostas.

• Necessidade de alteração do calendário (dia da 3a oficina) devido às atividades realizadas pela Secretaria de Educação.

• O grupo sugeriu como encaminhamento à seleção de textos e atividades para serem trabalhadas no período do recesso.

Foi pedido que todos pensassem na rede do lixo a partir da realidade do Município de Volta Redonda.