segunda-feira, 7 de junho de 2010
Cronograma - Terceiro Encontro - 10/06/2010
CRONOGRAMA
13:20 – Chegada e lista de presença
13:30 - 14:30h – 1º MOMENTO:
- Discussão do texto “Notas sobre a experiência e o saber de experiência”, de Jorge Larrosa Bondía.
14:30h – 15:15h – 2º MOMENTO:
- Apresentação e discussão das atividades em desenvolvimento nas escolas.
15:15-15:30h – Pausa para o café
15:30-16:30h - 3º MOMENTO:
- Continuação da apresentação e discussão das atividades desenvolvidas nas escolas.
16:30-17:00h - 4º MOMENTO:
- Planejamento do encontro de agosto na UFRJ e do Fórum de outubro.
- Oganização das demandas para execução/integração das atividades planejadas/previstas.
Texto, clique aqui
Roteiro das atividades, clique aqui
segunda-feira, 17 de maio de 2010
Informe sobre o próximo encontro
Tendo em vista a realização de reuniões internas nas escolas municipais durante a próxima quinta-feira, dia 20 de maio (conforme informado pela SME/VR), informamos que não faremos o encontro deste dia (20 de maio).
Mantemos o encontro programado para o dia 10 de junho, e reiteramos a necessidade de todos efetuarmos a leitura dos textos indicados por ocasião de nossa última reunião (06 de maio).
Até 10 de junho!
sexta-feira, 7 de maio de 2010
Equipamentos
em virtude do último encotro e baseado nas atividades que serão realizadas pelas escolas neste primeiro semestre do ano venho aqui propor os pacotes de equipamentos.
5 netbooks medianos
5 datashow medianos
20 câmeras digitais boas
5 subwoofers medianos
5 microfones medianos
OU
2 netbooks medianos
1 notebook muito bom (mais para edição de vídeos)
10 câmeras digitais boas
2 filmadoras digitais boas
2 datashow bons
3 subwwofer medianos
3 microfones medianos
Em ambas combinações possuirão ainda uma tela para exibição do datashow e um roteador wireless.
Outras combinações podem ser sugeridas. O Equipamento provavelmente será comprado no começo desta semana.
Acho a segunda combinação mais flexível no que tange às possibilidade, porém a primeira permite uma simultaneidade maior, de várias atividades ao mesmo tempo em escolas diferenets.
Opinem.
segunda-feira, 3 de maio de 2010
Cronograma 06/05
Segue em anexos o cronograma, um roteiro para formatação final das atividades planejadas para desenvolvimento nas escolas, e os textos para estudo neste encontro do dia 06 de maio próximo, com início às 13 horas.
O texto de leitura e debate para este dia é o de Maria Rita Avanzi, sobre “Comunidades Interpretativas”, e está no livro “Encontros e Caminhos: Formação de Educadoras(es) Ambientais e Coletivos Educadores”, publicado em 2005 pelo Ministério do Meio Ambiente/Diretoria de Educação Ambiental (o livro, em pdf, será disponibilizado no MegaUpload).
O texto de J. Sergio Leite Lopes e colaboradores, intitulado “Naturalização e Estranhamento: alguns aspectos da construção social da poluição ambiental em Itaguaí, Angra dos Reis e Volta Redonda, RJ”, foi publicado em 2000 nos Cadernos IPPUR/UFRJ, sendo indicado como apoio, pois discute algumas etapas envolvidas na reflexão “distanciada” de fenômenos que deixam de sensibilizar-nos, pela “dormência” do cotidiano.
O texto de Ferraro-Júnior - “Recifes, arquipelagos, faróis e portos ...”, publicado no livro “Pensamento Complexo, Dialética e Educação Ambiental”, organizado por Carlos Frederico Loureiro, Philippe Pomier Layrargues e Ronaldo Souza Castro (São Paulo: Editora Cortez, 2006), visa uma discussão complementar que podemos traçar nos nossos debates virtuais que virão...
Esperamos todas(os) nesta quinta na Secretaria de Educação !
Até lá !
PROGRAMAÇÃO DO 2º ENCONTRO DE PLANEJAMENTO DE 2010
DATA: 06/05/2010
LOCAL: SECRETARIA DE EDUCAÇÃO - PMVR
13:00 – Chegada e lista de presença.
13:00 - 13:40h – 1º MOMENTO:
• Definição dos equipamentos a serem adquiridos; relato da reunião com a Escola Rubens Machado em 30/04/2010.
13:40h – 14:40h – 2º MOMENTO:
• Leitura e discussão em grupos do texto “Comunidades Interpretativas”, de Maria Rita Avanzi e Marco A. S. Malagodi.
14:40h – 15:10h – 3º MOMENTO:
• Maíra Matos falando sobre o uso de ferramentas da Internet.
15:10-15:30h – Pausa para o café
15:30-17:00h - 4º MOMENTO:
• Discussão inter-grupos do texto e apresentação do Planejamento da(s) Atividade(s) a serem desenvolvidas nas escolas (questões, cronograma, etc – ver roteiro anexo).
• Organização de cronograma geral e das demandas/possibilidades de execução/integração das atividades planejadas.
• Apresentação de atividade desenvolvida na CAp/UFRJ.
BAIXE OS TEXTOS EM: http://www.megaupload.com/?d=TCM68EKY
quinta-feira, 29 de abril de 2010
Bolsas do Projeto Escolas - Faperj
Obtivemos agora a resposta à nossa consulta à Faperj, sobre a vinculação dos professores(as) e alunos(as) candidatos às bolsas vinculadas ao nosso projeto Escolas. Foi apontada a necessidade vinculação com a escola definida como sede do projeto – portanto, a Rubens Machado. Isto define a necessidade de os professores desta escola se organizarem para a escolha daqueles que se candidatarão às 02 bolsas TCT e 04 bolsas Jovens Talentos.
Outra importante informação é de que já foi sinalizada pela Faperj a previsão de liberação dos recursos a partir de hoje – 29 de abril. Isto implica em fecharmos a escolha dos equipamentos necessários ao desenvolvimento do projeto, que pelo visto poderão ser adquiridos a tempo da realização das oficinas de maio. Opinem através do blog !
E até o dia 06 de maio !
Um abraço a todos(as),
Naíse e Vânia
sexta-feira, 16 de abril de 2010
Equipamentos para as Escolas do Projeto
O primeiro problema foi relativo as lojas onde faríamos estas compras. Algumas lojas vendem os produtos que queremos mais barato, porém algumas não emitem nota fiscal, o que impede a nossa compra. Outras são lojas novas e corremos o risco de algum equipamento quebrar e chegarmos na loja no prazo da garantia e a loja não existir mais. Sendo assim, dentro do limite imposto pelo nosso orçamento, duas lojas atenderam as nossas expectativas (preço e credibilidade).
Orçamento:
Loja Submarino
Câmera digital: J-25 Fuji + cartão 2gb
Unidade: R$ 400 reais
Total de 20: R$ 8.000 reais
Questão: Bateria ou pilha? Existe pouca variedade de câmeras boas que caibam no nosso orçamento que são movidas por bateria. Fora a questão da perda gradual da potência da bateria com o tempo de uso e mais a substituição da bateria caso haja perda ou quebra. As pilhas são mais “flexíveis”, recarregáveis, mais baratas e no caso se esquecer sempre existe aquela lojinha ali perto que vende pilha comum para emergência. Então? Pilha ou bateria?
Notebook: Positivo Mobo 2050 Atom N270 1GB 160GB
Unidade:R$ 1.200 reais
Total de 4: R$ 4.800 reais
Questão: Laptop bom para as atividades a serem realizadas. Infelizmente o orçamento não cabem 5 kits como o previsto, apenas 4 serão possíveis.
Microfone: Coby Cabo Destacável CMP28
Unidade: R$ 20,25 reais
Total de 4: R$ 81 reais
Subwoofer: 600W Preto - Bright
Unidade: R$ 65 reais
Total de 4: R$ 260 reais
Loja Dell
Datashow: Dell M109S
Unidade: R$ 1.698 reais
Total de 4: R$ 6.792 reais
Total:
20 câmeras
4 projetores
4 laptops
4 microfones
4 subwoofers
R$ 19.993 (total sem frete)
Agora a grande questão... é realmente esse o equipamento que precisamos e nessa quantidade?
Participem.
quinta-feira, 8 de abril de 2010
Programação do encontro de planejamento de 2010
DATA: 15/04/2010
LOCAL: SECRETARIA DE EDUCAÇÃO - PMVR
Cronograma: |
13:00-13:15h - 1º MOMENTO: · Recepção e lista de presença. |
13:15-15:15h - 2º MOMENTO: · Avaliação do projeto em 2009, com o Desenvolvimento de Oficinas Temáticas e Didáticas. · Apresentação do Projeto “Apoio... Escolas”, convênio Faperj: proposta geral; recursos concedidos, orçamentos atualizados de equipamentos, demandas ligadas à indicação de bolsistas TCT (2) e Jovens Talentos (até 4), vinculados à escola Municipal Rubens Machado. · Organização do planejamento conjunto do projeto em 2010 – definição de linhas de ação com as Oficinas nas Escolas e cronograma para o 1º semestre. |
15:15-15:30h – Pausa para o café |
15:30-17:00h - 3º MOMENTO: · Planejamento das Oficinas de 2010 em grupos de trabalho. · Apresentação e discussão conjunta do planejamento das Oficinas nas Escolas. · Ideias para a construção dos Cadernos de Atividades. |